Menu

Tags

Textos

Imprensa

Sites





ClassMate PC (Magalhães?)
12Jan2009 11:30:00
Publicado por:

A Intel apresentou oficialmente nesta sexta-feira (9) em Las Vegas o novo modelo do computador ultraportátil Classmate PC – na quinta, o G1 adiantou imagens da máquina. Nessa nova versão, o produto ganhou tela giratória sensível ao toque, que o transforma em um tablet PC.

O preço da novidade – disponibilizada a partir desta sexta nos Estados Unidos – varia de acordo com a configuração e, segundo a Intel, fica entre US$ 300 e US$ 600.

O modelo com bateria de quatro horas de duração pesa 1,27 quilo – a versão com bateria para seis horas é um pouco mais pesada. A tela do novo Classmate tem 8,9 polegadas e o produto é preparado para diferentes tipos de configuração (a memória flash pode ir de 2 GB a 16 GB, o sistema operacional pode ser Windows ou Linux e a memória RAM também varia).

Assim como acontece com a versão anterior do ultraportátil -- que continuará a ser fabricada e comercializada --, o novo modelo tem foco educacional. De acordo com a Intel, 1 milhão de Classmate PCs já foram vendidos em todo o mundo, sendo que a maior parte refere-se à adoção da máquina em escolas.

Para facilitar o uso do tablet, a novidade tem um sistema parecido com o do iPhone: as imagens podem ser exibidas horizontalmente ou verticalmente na tela, dependendo de como o computador é posicionado pelo usuário.

A máquina também tem um software que reconhece quando a palma da mão está apoiada em sua tela, ignorando-a -- a idéia é fazer com que a experiência seja parecida com a off-line, quando as crianças apoiam no papel para escrever ou desenhar.

Uma desvantagem do novo modelo em relação ao Classmate PC mais antigo é o fato de ele ser menos resistente à queda. Na apresentação da novidade, uma executiva da Intel derrubou propositalmente um ultraportátil "velho" no chão, mas não fez o mesmo com a novidade – a limitação deve-se ao sistema giratório da tela, que pode sofrer danos. Ainda assim, a Intel afirma que testes com o tablet mostraram resistência a quedas de até 50 cm. 

 

Foto: Juliana Carpanez/G1

Ultraportátil tem tela sensível ao toque e giratória, características do tablet PC. (Foto: Juliana Carpanez/G1)

 

Foto: Juliana Carpanez/G1

Imagens podem ser exibidas de maneira vertical ou horizontal, dependendo de como a máquina é posicionada. (Foto: Juliana Carpanez/G1)

 

Foto: Juliana Carpanez/G1

Tela giratória deixou o ultraportátil menos resistente a quedas. Modelo antigo pode ser jogado no chão sem sofrer danos. (Foto: Juliana Carpanez/G1)

 

Fonte: G1



Partilhar:

Artigos Relacionados
Intel prepara terceira geração do Classm


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.